terça-feira, 20 de setembro de 2011

Geografia- cap 8 f2 livro 2- Conflitos na Europa Ocidental

• A Europa apresenta grandes diversidades étnicos-linguísticas.
• Ainda hoje alguns países enfrentam problemas de grupos que buscam sua separação por terem uma cultura diferenciada.

× Irlanda do Norte
  → população das ilhas britânicas convertidas ao cristianismo.
  → Henrique VIII fundou a Igreja Anglicana.
  → Elizabeth I expandiu o anglicanismo para todas as ilhas britânicas, inclusive a Ilha da Irlanda, onde a maioria era católica.
  → houve a união dos paralamentos, no entanto, após a derrota de rebeliões internas, o parlamento da Irlanda é dissolvido.
  → a maioria católica na Irlanda conseguiu conquistar sua independência por meio das lutas do IRA (exército republicano irlandês)
  → ilha dividida em Irlanda do Norte e República da Irlanda
  → o governo ficou sob o controle do partido Unionista (protestante e Reino Unido).
  → católicos passaram a ser discrimidados política e economicamente.
  → protestos dos católicos intensificaram-se
  → forte reação dos protestantes, que formaram a Associação de Voluntários do Ulstes e a Associação de Defesa do Ulster; dois grupos paramilitares que lutavam contra o movimento católico de independência.
  → Irlanda do Norte reprimiu protestos de rua católicos
  → IRA dividiu-se em duas facções, o IRA oficial, que nega o terrorismo, e o IRA provisório, que adota o terrorismo como forma de luta
  → governo britânico passou a controlar diretamente a repressão sobre os grupos paramilitares de ambos os lados, o que acabou levando o conflito para dentro da Inglaterra
  → o governo britânico passou a impor a necessidade de negociações pol[itcas para o futuro da Irlanda do Norte
  → o processo de paz emperrou com a exigência feita pelos protestantes do Partido Unionista de que o IRA provisório entregasse suas armas às autoridades.

× País Basco
  → luta pela independência
  → tiveram autonomia até o século XIX, quando foi imposta uma forte centralização por parte do governo espanhol.
  → fundação do ETA (País Basco e Liberdade) com o intuito de lutar pela independência completa da região em relação à França e à Espanha.
  → nova monarquia, unida aos partidos de esquerda, devolveu uma certa autonomia ao povo basco
  → o interesse do ETA era a independência total.
  → conflito se tornou mais violento
  → as forças de segurança da França e da Espanha, juntas, conseguiram prender vários líderes do movimento e destruir sua principal sede militar
  → denúncias de partidos de esquerda e de aliados bascos fizeram vir à tona uma organização secreta, a GAL (grupos antiterroristas de libertação) que lutavam contra o ETA e a independência dos bascos
  →  ascensão ao poder dos nacionalistas do PP, que tem uma histórica postura contrária à libertação dos bascos
  → ETA reagiu violentamente ao novo goeverno, com vários atentados
  → situação continua sem solução.

 × A volta da Xenofobia
  → xenofobia é a aversão a estrangeiros
  → a crise econômica mundial e a queda dos regimes socialistas da Europa Oriental fizeram com que imigrantes buscassem melhores condições de vida nos países mais desenvolvidos da Europa Ocidental
  → além de sofrerem com empregos menos qualificados e de menor renumeração, os imigrantes têm sido alvo de ódio racial por parte dos habitantes nativos desses países
  → alguns grupos de jovens reacendem o ideário fascista, criando o que se chama de gangues neonazistas, prontas para linchar um imigrante turco ou iugoslavo.
  → os próprios governos e a direção da UE vêm  tomando medidas para dificultar a imigração e até expulsar os imigrantes que já se encontram na Europa.
  → pregação da livre circulação e abertura das fronteiras, vinda dos países europeus e dos EUA, limita-se às mercadorias, não incluindo as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário